O arquiteto que europeizou as contruções paulistas
Francisco de Paula Ramos de Azevedo (São Paulo, 8 de dezembro de 1851- São Paulo, 1 de junho de 1928) foi um dos mais renomados arquitetos brasileiros.
Foi para a Bélgica para realizar seus estudos em Engenharia Civil, mas o diretor da universidade vendo a qualidade de seus trabalhou indicou que ele entrasse para o curso de Arquitetura.
Voltando ao Brasil, estabeleceu-se em Campinas, que depois da Corte (no Rio de Janeiro), era a cidade mais rica do Brasil.
Na cidade foi responsável pelo projeto de importantes prédios públicos, entre eles a finalização da Catedral, dos dois colégios técnicos (Bento Quirino e Cotuca) e do Mercado Municipal.
Além dessas obras, Ramos de Azevedo foi o responsável pelo primeiro grande plano de urbanismo da cidade de Campinas. No entanto, poucas mudanças foram realizadas.
Durante a a Grande Epidemia de Febre Amarela, transfere-se para São Paulo onde fará projetos ainda mais importantes para a arquitetura brasileira: Casa das Rosas, Pinacoteca, Teatro e Mercado Municipal.
Ramos de Azevedo,

Franscisco de Paula Ramos de Azevedo. Foto: reprodução