top of page

 

 

O Crime do Poço

 

O documentário é baseado no livro “A Tragédia da Rua Candelária”, de Mario Dotta, e conta a história do primeiro crime ocorrido em Indaiatuba. O assassinato do comerciante Domenico de Luca, ocorrido em 05 de dezembro de 1907, deixou profundas marcas na história da cidade, e na data em que completou seu primeiro centenário foi apresentado no cinema.

Antes deste trabalho, que é apresentado em escolas da cidade a fim de contar um pouco da história indaiatubana, Otero produziu outros títulos. Segundo ele, a dificuldade na produção independente é a falta de apoio e patrocinadores. Persistente, o cineasta não se abateu e foi em busca de novos projetos.

 

 A loira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trailer de "Catarina: a lenda da loira do banheiro"

 
Curiosidades das gravações

 

Filmes de terror carregam muitas histórias e lendas. Não foi diferente com a obra de Marcos Otero. O cineasta conta que, no primeiro dia de gravação da atriz Flávia Camile, que interpretou a loira do banheiro, um fato curioso aconteceu.

Após as gravações, ao voltar para casa, o carro da produção simplesmente parou de funcionar. Um mecânico foi chamado, mas não soube dizer qual era o problema que fez o veículo parar. “Ele fez de tudo, e nada funcionou”, conta o cineasta,  que no dia seguinte viu o carro voltar funcionar como se nada tivesse acontecido, logo que girou a chave no contato. Se existe alguma relação com o filme, não se sabe. Essa história se junta a outras histórias e lendas de produções de obras cinematográficas de terror, como na produção do filme americano "O exorcista", em que o cenário pegou fogo em uma gravação: o episódio não foi explicado e virou em mistério até hoje não solucionado.

Cinema Brasileiro

A arte de Marcos Otero

Inspirado em grandes diretores, cineasta produz filmes que atraem o público

O convívio com o cinema foi precoce na vida do cineasta Marcos Otero. Ainda criança, assistia a filmes direto da sala de reprodução de um cinema, a convite do tio, que operava um projetor movido à lenha. Aos 38 anos, Otero já produziu dezenas de filmes entre curtas, longas e documentários.

 

O início da fascinação com a imagem aconteceu por meio da fotografia. A base para o cinema aconteceu com um trabalho em uma produtora, em que trabalhou com filmes para o mercado publicitário. Com 15 de anos profissão, o cineasta tem um extenso currículo na área de produção cinematográfica, além de cargos no Coletivo Audiovisual "Filmes no Interior", Set Films, OPA Cultural e a Mostra de Cinema de Indaiatuba “TAKE 1”.

COMENTÁRIOS







Filmografia

 

Conheça cinco trabalhos da filmografia de Marcos Otero que já conta com mais de 30 trabalhos.

 

Resgate Arriscado

Gênero: Ação

Duração: 15 minutos

Ano: 1998

Sinopse: O sequestro da filha de um poderoso juiz. O namorado da garota descobre o local em que ela é mantida em cativeiro e tenta resgatá-la.

Elenco: Arlei Peres Junior, Moacir Santos, Geraldo Rabello, Valdemir dos Santos e Josiane Rodrigues.

 

Ilusão

Gênero: Ação/Aventura
Duração: 15 minutos
Ano: 1999
Sinopse: A aventura de uma criança que joga videogame, adormece e começa a sonhar que faz parte do jogo, tendo que vencer fases para sobreviver.
Elenco: Arlei Peres Junior, Paloma Dourado, Vlademir Daniel, Moacir Santos, Raony Peres e Bete Bastos.

 

Zé da Gaita – Um Brasileiro

Gênero: Documentário
Duração: 13 minutos
Ano: 2008
Sinopse: José Pedro Antônio, um desses “ilustres” desconhecidos, que aos 70 anos tem sua vida artística dividida em três paixões: o teatro, o desenho e a música.

 

Doce Veneno

Gênero: Drama
Duração: 20 minutos
Ano: 2008
Sinopse: Eurico é um rico proprietário de uma fábrica de doce de ameixa. Adoentado e já esperando pela morte, porém, diante dessa situação ele reluta em deixar a herança para o seu único filho legítimo. Eurico propõe ao filho um jogo: escolher um entre quatro potes de doce sendo que um deles está envenenado.
Elenco: Marcelo Bastazini, Nelson Polinário, Malu Solimeo e Barbara Gaschler.

 

Galharufas: O Documentário do Grupo Estrada

Gênero: Documentário
Duração: 60 minutos
Ano: 2012
Sinopse: A trajetória do Grupo de Teatro Estrada de Indaiatuba/SP. Entrevista com a fundadora e diretora Paloma Dourado e com integrantes.

 

 

Cartaz de Catarina, a loira do banheiro, produzido e filmado em 2007

Quer mais videos? Conheça o canal do diretor no Youtube clicando aqui

Entrevista exclusiva com  Marcos Otero para o Fabriccca TV

Em 2007 o cineasta pensou em produzir o filme abordando o conto da loira do banheiro, que assustou muita gente no Brasil em meados dos anos 90. Para ele, como a história é bastante conhecida, imaginou que renderia um bom roteiro, pesquisou contos e fábulas e concluiu que ainda não havia um filme que contasse a história da loira.

“Ninguém no mundo tinha feito um filme na íntegra sobre a lenda urbana”, conta Marcos. “Se existe algum filme sobre o conto, deve estar escondido em alguma gaveta com algum produtor”, diz. Após três anos de pesquisa para produzir o filme, ele se tornou uma trilogia, cujas continuações serão gravadas.

O primeiro filme, gravado em 2012, já teve sessões de pré-estreia. Cada um dos filmes vai continuar a história e ao final do terceiro, o ciclo será fechado com o desfecho da lenda.

bottom of page