Humanização, imersão, estilo, voz autoral, simbolismo, exatidão e digressão. São estes os sete pilares do jornalismo literário, também conhecido como “new journalism”. Quem conta isso no Podcast #01 do Fábriccca com a participação do jornalista Rodrigo Stucchi, especializado em comunicação criativa com ênfase em narrativas da vida real e jornalismo literário.
O compromisso com o ser humano é questão primordial do jornalismo literário, conforme explica Rodrigo. Ele também conta que o texto jornalístico não pode ser considerado jornalismo literário se não houver todos os pilares elencados. Se houver apenas alguns destes pilares, trata-se de uma narrativa não-ficcional.
A humanização e o aprofundamento da notícia no Jornalismo Literário
Podcast Fábriccca #01:
Jornalismo Literário
Primeiro podcast do Fábriccca se aprofunda em uma maneira especial do fazer jornalístico

Notícias
Segundo Rodrigo Stuchi, para que haja humanização, a narrativa deve ser focada em pessoas que viveram um determinado acontecimento ou cuja própria vida seja o tema do texto. A imersão exige que o jornalista vivencie aquilo que conta e coloque em prática a vivência na narrativa. O estilo é um pilar que exige uma forma e estrutura mais solta que o lide do jornalismo convencional. No caso da voz autoral, trata-se da necessidade do posicionamento do autor diante daquilo que ele narra. Enquanto a exatidão é um pilar de todo e qualquer texto jornalístico, que não permite informações não apuradas, o simbolismo e a digressão são características da literatura, que consistem no uso de figuras de linguagem e quebras no ritmo da narrativa com informações complementares, respectivamente.
Entre os exemplos e sugestões de livros-reportagem, Rodrigo sugere a coleção Jornalismo Literário, da Companhia das Letras. Entre os livros citados, estão "Hiroshima", de John Hersey; "Fama e Anonimato", de Gay Talese; "Dentro da Floresta", de David Remnick e A Sangue Frio, de Truman Capote.
Ficha técnica:
Apresentador: Daniel Cury
Entrevistado: Rodrigo Stucchi
Edição e Agradecimentos: Issoai Design Estratégico
