Mercado Municipal de Campinas, uma das sete maravilhas de Campinas
Acesso
Chegar ao Mercadão é fácil. Siga nossas dicas
Endereço: Avenida Benjamin Constant, Centro Campinas/SP
Telefone: (19) 3232-3679
Para quem mora em Campinas há várias opções, até mesmo para quem vai de transporte público.
Se você vem à Campinas de ônibus e desembarca na Rodoviária Ramos de Azevedo,a dica é você ir até o ponto da Av.Governador Pedro de Toledo que fica a uns 100 do Terminal Rodviário e embarcar na linha 2.71. Mas não se preocupe há várias linhas que também fazem o mesmo trajeto. (Na dúvida, basta perguntar a um dos agentes municipais no guichê de informações do própria rodoviáriaou acessar o site: www.emdec.com.br
Se você vem à Campinas de carro ao entrar na cidade basta seguir as dicas do Google Maps, pois o Mercadão fica no centro. E se mesmo assim você achar difícil, não tenha receio em perguntar, pois qualquer campineiro conhece o caminho para o Mercado Municipal, já que fica no centro da cidade.
Estacionamento: para quem preferir ir de carro, o Mercadão disponibiliza um estacionamento. Atenção! Ele é tarifado e o valor se compara com a média de outros estacionamentos no centro de Campinas.
Horário de funcionamento
De segunda à sábado: das 7h00 às 18h30
Domingo: das 7h00 às 12h30
Local
O Mercado Municipal localiza-se centro de Campinas
Aos 105 anos, o Mercado Municipal é uma das construções mais atraentes de Campinas. O Mercadão, como ficou conhecido, substituiu o antigo Mercado das Hortaliças e foi construído em uma área de brejo.
O projeto do prédio foi desenhado pelo arquiteto e engenheiro Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1928), dono de um dos mais prestigiados escritórios de arquitetura no Brasil. Em Campinas, além do Mercadão, outros edifícios também são assinados por ele, exemplo: Catedral Metropolitana de Campinas, Colégio Politécnico Bento Quirino (o “Bentão”), Colégio Técnico de Campinas (COTUCA) e a casa-sede da Fazenda Pau d’Alho.










Com sua arquitetura mourisca, o prédio do Mercado Municipal é um ícone dos tempos áureos de Campinas.
Portão principal do Mercado Municipal Imagem: João Paulo Pereira
O Mercado Mourisco
O Mercado Municipal foi projetado em estilo islâmico. Não se sabe o motivo pelo qual Ramos de Azevedo fez essa escolha, o fato é que o prédio, na época, simbolizava a riqueza de Campinas.
Arquitetura mourisca
Suas cores são listras brancas e marrons horizontais pintadas na fachada. A entrada é um arco abobodado. Há vários enfeites de ferro. E a as portas e janelas tem o formato de fechadura.

Andar pelo Mercadão é conhecer a cultura e história da cidade. Saiba o que deve conhecer
O local de sua construção foi estrategicamente definido nos limites da cidade para facilitar a chegada dos alimentos vindos dos sítios e chácaras mais distantes.
Após a Grande Epidemia de Febre Amarela, o novo Mercado representava a ressureição de Campinas em relação à sua reorganização e retomada do crescimento econômico. Naquele início do século XX, o Mercadão foi idealizado para ser o maior e mais poderoso edifício da cidade. Ele foi o símbolo de uma nova era para os campineiros.
Andar pelo Mercadão é revisitar a história de Campinas, é passear pela diversidade cultural. Seus 143 boxes comercializam produtos de diversas variedades e culturas: temperos, queijos, garrafas de pimenta, cereais, embutidos, fumo-de-corda, imagens de santos católicos, iguarias japonesas, etc. Atraindo visitantes de vários pontos da cidade e inclusive de fora.