OS MERCADOS DE CAMPINAS
O Mercado Municipal de Campinas teve sua pedra fundamental lançada em 31 de janeiro de1907 e sua construção levou pouco mais de um ano, sendo inaugurada em 12 de abril 1908. No entanto, esse não foi o primeiro mercado municipal na cidade, Campinas teve outros três Saiba mais:
Mercado Grande Construído em 1861 no Largo do Brejo, atual Praça Carlos Gomes. Funcionou até 1886, sendo transformado em Desinfectório Central para o combate da epidemia de febre amarela. Depois da demolição do prédio, seu terreno deu lugar à Escola Normal Carlos Gomes (ao lado do atual prédio da Prefeitura de Campinas).
Mercadinho das Hortaliças Construído em 1872 onde hoje é a praça Carlos Gomes, nesse mercado podia-se encontrar todos os tipos de quitandas. No entanto, devido à higiene seu tempo de vida foi curto, sendo derrubado em 1885.
Mercado das Hortaliças Construído em 1886, bem em frente ao Mercado Velho. Ao ser desativado com a criação do atual Mercado Municipal, em 1908, seu prédio serviu de abrigo para muitas andorinhas, que por aqui passavam em certa época do ano. Por isso ganhou o nome de "casa das andorinhas". Depois da demolição do prédio em 1956, o nome popular deu nome ao atual largo onde hoje se encontra o monumento em comemoração ao bicentenário de Campinas.

À sua frente a Praça da Liberdade, ao fundo podemos ver a torre da Matriz.

Movimento dos feirantes com suas carroças com hortaliças.

Rua Thomas Alves esquina com a Av. Anchieta

À sua frente a Praça da Liberdade, ao fundo podemos ver a torre da Matriz.
Galeria Histórica: o Fábriccca apresenta fotos do antigo Mercado de Hortaliças, antecessor do atual Mercado Municipal de Campinas. Veja:
Imagens: retiradas do site www.promemoria.blogspot.com