Em alto e bom som
Conheça o pop rock Pernambucano
Existe um cenário de pop rock muito forte fora do eixo Rio-São Paulo. A Bahia, por exemplo, é muito mais que axé music, pois tem uma tradição rocker muito forte. Que o diga Raul Seixas, Marcelo Nova e Pitty. O Rio Grande do Sul se apresenta como um dos maiores exportadores de música pop brasileira: Engenheiros do Hawaii, Cachorro Grande, Wander Wildner e Pouca Vogal exemplificam bem a riqueza que vem do sul. Um dos polos da cultura pop rock brasileira é Pernambuco, estado conhecido por manifestações culturais bem peculiares como o Frevo, o Maracatu, a Embolada e a Literatura de Cordel. Na terra de Alceu Valença também se produz rock, que se transforma em uma manifestação musical única que mistura elementos do tradicional pop com temperos locais, tornando a música um caldeirão com uma mistura especial para ser ouvida, como por exemplo o Manguebeat, criado por Chico Science e a Nação Zumbi no final dos anos 80 e começo dos anos 90, ainda presente na cena musical brasileira. Apesar de não fazer muito sucesso nas rádios comerciais, é apreciado no exterior.
O Fábriccca selecionou três bandas pernambucanas que não tocam no cenário das rádios comerciais e ainda trazem estilos únicos, já que misturam rock com funk ou hardcore nordestino, além de música pop com embolada, tradicional ritmo regional
1 - THE PLAYBOYS
Shows em hospitais psiquiátricos, rock com instrumentos de brinquedo e letras sarcásticas. Esta é a cara da The Playboys, banda pernambucana que atua na cena independente desde 1996. O som, apesar de ter como principal referência o rock clássico dos anos 50 e o punk dos 70, transita, também, por vários outros estilos musicais a Bossa nova, Brega, Pancadão Carioca e Jazz. No palco, a banda realiza apresentações com alto teor de teatralidade e irreverência.
2 - CORDEL DO FOGO ENCANTADO
A vida sertaneja cantada em versos, um instrumental pesadíssimo tendo como base um doce violão com percussões altamente criativas e performances do teatro popular nordestino levaram o grupo a um estado único de sonoridade graças a suas misturas. A banda de Arco Verde, interior de Pernambuco, começou em 1997 como um espetáculo teatral e desde 2011 suspendeu as atividades. No entanto, a banda deixou um registro muito interessante e que vale muito a pena ser conhecido. Cordel do Fogo Encantado é uma das mais importantes manifestações da cultura pop brasileira dos anos 2000.
3 - DEVOTOS
Fundada em 1988, no Alto José do Pinho, um dos bairros mais pobres da periferia de Recife, Devotos venceu na marra o preconceito e as dificuldades e transformou todos os percalços num som furioso em que três acordes e uma guitarra estridente são suficientes para dar toda a vitalidade que uma banda precisa independente do estilo. Canibal, vocalista da banda, é um desses personagens que se não existissem precisariam ser inventados, pois possui um presença de palco impressionante. Apesar dos 25 anos de estrada, Devotos não envelheceu no som e continua sendo uma referência cultural do rock brasileiro.
Quer conhecer um pouco dessas bandas? Ouça o podcast "Fábriccca Apresenta..."





Ficha de Produção
Apresentação: Allys Almeida
Trabalhos técnicos: Allison Almeida
Foto: reprodução do site do artista
Foto: reprodução da Internet
Foto: reprodução do site do artista.